Por Eduardo Gosson (*)

 

Projeto idealizado e coordenado por  mim – Poéticas e Prosas Potiguares – durante sete anos nas livrarias desta cidade, objetivando divulgar os nossos escritores, ao longo do tempo tirou do esquecimento autores e descobriu enormes talentos do fazer teatral: passaram pelos saraus o grupo Clowns de Shakspeare, os atores Rodrigo Bico, Titina, Quitéria Kelly, Nara Kelly,Henrique Fontes, entre outros. O primeiro sarau aconteceu no dia 14 de março de 2000, comemorando o “Dia da Poesia”,  no Café com Arte, que ficava no shopping Center Onze (hoje abriga uma agência Estilo do Banco do Brasil), no bairro de Petrópolis, e o autor em destaque foi o modernista Jorge Fernandes. Na interpretação dos poemas o grupo os Clowns: casa lotada. Sucesso total este evento. O projeto lá permaneceu um ano, tendo recebido convite para se transferir para a livraria AS BOOOK SHOP, depois AS LIVROS. Depois outra proposta: livraria  Siciliano e, por último,, volta para AS LIVROS.

 

Titina trabalhou comigo durante um ano juntamente com Nara Kelly e neste momento pude avaliar o enorme talento que ela trazia dentro de si: interpretava, cantava e tocava muito bem. Chegou a fazer parte do grupo musical ROSA DE PEDRA, que homenageava  a poetisa Zila  Mamede. Hoje, quando a vejo brilhando na novela da Rede Globo  fico feliz: lá está o Elefante Adormecido levantando-se da sua clássica letargia e assumindo o seu destino.

 

À  propósito, está se aproximando o V Encontro Potiguar de Escritores -  V EPE, organizado pela União Brasileira de Escritores – UBE/RN e, por sugestão do Diretor Jurídico Dr. Carlos Gomes, o grupo Clowns de Shakspeare será homenageado com o recebimento de uma Placa pelos relevantes serviços à Cultura Potiguar.

(*) Escritor. Presidente da União Brasileira de Escritores RN  nos biênios (2010-2011) e (2012-2013)