RELEASE DO LIVRO Lucidez de Navalha – Diulinda Garcia

 

O livro Lucidez de Navalha excursiona pelas múltiplas facetas do subjetivismo, onde a autora mergulha buscando encontrar a si e ao outro em versos que traduzam a realidade reveladora da condição humana e o próprio desejo de inventar-se e multiplicar-se em sua própria poesia, sem com isso apelar para disfarces metafóricos, como em “Entrelinhas”:

Encontro-me,

entre a prosa e a poesia

a escrever versos nus

sem disfarces metafóricos

que escondam as dores cruas [...]

Mas o olhar da escritora vai além das paisagens abstratas, extrapola o previsível e conduz o leitor para o inesperado, num salto para a realidade contemporânea, focando preocupações inerentes às mudanças de seu tempo, como temas ambientais explicitados no poema “Aquecimento”, na página 44 desse livro. Com esse heterogêneo alcance poético, a autora ousa mais, amplia o seu campo de visão para fotografar fatos sociais que instigam a sua sensibilidade e a sua lucidez política nos colocando diante do poema “Fato factual”, de denso conteúdo político-social,cuja indiginação vai além do próprio fazer poético. Vejamos:

Freqüentemente me perco,

entre a insatisfação contida

de um povo

e a volúpia irreprimida

da indignação [...]

Em Lucidez de Navalha, a realidade é pinçada com recursos poéticos, porém exposta de forma contundente, sendo as palavras desnudas numa tentativa de evidenciar as preocupações, vivências e insatisfações autorais. Cada verso é sublinhado pela precisão do que descobre o olhar atento do poeta, transformando a crueza do cotidiano em poesia.

O livro Lucidez de Navalha de Diulinda Garcia será lançado neste 29 de Outubro de 2010, das 19:00 às 22:00 hs. Na Alliance Française, localizado na Rua Potengi, 459, Petrópolis, Natal RN. O telefone de contato é 3222 1558.

Dados biográficos:

 

Diulinda Garcia é formada em Letras ( UFRN), professora, poeta e escritora, membro da Academia Feminina de Letras e da União Brasileira de Escritores do Rio Grande do Norte. ‘ Lucidez de Navalha’ é o seu terceiro lançamento. A autora também publicou ‘Caminho do Invisível’ (2006) e ‘Abstração’ (2008).