TN – VIVER: 21 de Junho de 2012

 

O jornalista Francisco Israel de Carvalho lança nesta quinta-feira o livro “O teatro da morte e da vida”, um recorte sobre o poema-peça Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto, sob a perspectiva do barroco. O evento acontece a partir das 18h, na Cooperativa Cultural Universitária do Campus da UFRN. A noite será prestigiada pelas performances musical e teatral de Lysia Condé e Pinho Montinelli, respectivamente. A obra sai com patrocínio do Banco do Nordeste.

“O teatro da morte e da vida – A Escrita Barroca de João Cabral de Melo Neto” foi tema da dissertação de mestrado de Israel de Carvalho, em Estudos da Linguagem, no Departamento de Letras da UFRN. O livro de Israel, editado em parceria com a Editora Appris de Curitiba (PR), é um recorte da poética desse poeta tão importante para a literatura brasileira e mundial.

“Quando João Cabral sacraliza e carnavaliza o nascimento de um ‘Severino’ qualquer, nos mangues do Capibaribe em Recife, transformando esse acontecimento simples num Auto de Natal, ele celebra a vida que vale a pena, mesmo que seja uma vida minguada, ‘severina’, pobre”, avalia o autor. Segundo ele, elementos tão recorrentes no barroco, como as alegorias, a sensualidade, o sagrado e o profano, também estão presentes na obra de João Cabral de Melo Neto. Para o autor, a obra que foi escrita entre 1954-1955 continua atual e serve para todas as épocas.

O crítico literário Carlos de Souza, que comentou a obra em sua coluna de maio “Toque Livros e Cultura”, disse que muito mais que uma dissertação, o livro de  Israel é uma ferramenta preciosa para quem vai fazer pela primeira vez a leitura de Morte e Vida Severina. “Qualquer coisa que possibilite uma porta de entrada para a leitura de um grande livro deve ser sempre bem vinda para o leitor. Nele você fará uma viagem inesquecível pelas barrancas do Rio Capibaribe e vai desembocar diretamente na alma nordestina como numa tela de Di Cavalcanti.”

Francisco Israel de Carvalho nasceu em Caicó-Rio Grande do Norte. Cresceu em Natal onde mora desde os cinco anos de idade. Fez o ensino fundamental na Escola Presidente Café Filho no 3° Batalhão de Engenharia e Construção e o ensino secundário na Escola Técnica Federal do RN, hoje IFRN e Colégio Estadual Winston Churchill. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, Ciências Contábeis e Letras pela UFRN, onde também fez Especialização em Literatura Brasileira e Mestrado em Literatura Comparada concluído em 2010 com a dissertação ora publicada. Escreve sobre arte como free lancer para jornais e revistas, tendo artigos publicados sobre João Cabral de Melo Neto nos livros de coletâneas Múltipla Palavra, org. por Joselita Lino e Francisco Ivan, (Editora Ideia – João Pessoa – 2004) e Colóquio Barroco, org. Francisco Ivan (EDUFRN- UFRN – Natal – 2008).”