O livro “Quero ser o que passa”, da escritora e professora Luiza Nóbrega, investiga e faz uma leitura crítica de toda a obra do poeta alagoano Lêdo Ivo. A intenção da autora é apresentar Ivo aos leitores que ainda não o conhecem, e estimular uma nova forma de olhar aos que já são iniciados. Publicado pela Editora Contra Capa, o título será lançado nesta quarta-feira, às 17h, na livraria Saraiva do Midway Mall.

A autora Luíza e o poeta Lêdo Ivo: livro de crítica literária inspirado no poema Desejo
Durante o lançamento, haverá performances teatrais com alunos do Departamento de Artes da UFRN inspiradas em poemas selecionados de Lêdo Ivo – inclusive o livro é todo pontuado por versos do alagoano radicado no Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Letras.

Leitora de poesia e ensaísta, Luiza Nóbrega, também artista plástica e coordenadora do curso de Artes Visuais do Deart/UFRN, informou que “Quero ser o que passa” traz à tona impressões literárias desde a estreia do escritor em 1944, com o livro de poesias “As imaginações”. “É um poeta universal, autor de uma vasta obra e premiadíssimo em vários países”, disse Luíza por telefone ao VIVER. Apesar do conteúdo ter um perfil acadêmico, ela garante que o fato do “estudo teórico” ter uma “abordagem poética” torna a obra “acessível a todos os públicos”. Nas páginas finais da publicação, Luíza apresenta breve antologia poética de Lêdo Ivo.

LÊDO IVO

Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1986, o poeta alagoano Lêdo Ivo, 88, quinto a ocupar a cadeira nº 10 que foi de Ruy Barbosa (1849-1923), estreou na literatura em 1944 com o livro de poemas “As imaginações”. Radicado no Rio de Janeiro desde o início da década de 1940, Ivo atuou como jornalista, foi colaborador de suplementos literários e também transita com desenvoltura pelo romance, conto, crônica e ensaio.

Premiado logo na estreia como romancista, por “As alianças” (1947), Lêdo Ivo têm cerca de 80 livros publicados e suas palavras já foram editadas em inglês, italiano, dinamarquês, holandês e, principalmente, em espanhol. Ao longo de sua trajetória literária, o poeta e escritor representou o Brasil em diversos congressos culturais e encontros internacionais de poesia.

Serviço: Lançamento do livro “Quero ser o que passa” (Editora Contra Capa, R$ 45), de Luíza Nóbrega. Hoje, às 17h, na Livraria Saraiva do Midway Mall.