Eu, André Valério Sales, sou premiado como especialista em Câmara Cascudo (FUNCART/2006), com dois livros publicados após o prêmio, de melhor escritor do Estado do RN sobre a etnografia cascudiana.

 

Li, encantado, o livro novo de minha amiga, ajudadora da cultura do RN, Anna Maria Cascudo, sobre o Desembargador Teotônio Freire, seu avô materno. Pai de dona Dáhlia, sogro, portanto, de Luís da Câmara Cascudo.

 

O livro é lindo, em si. Papel ótimo, capa que ninguém, até aqui, imaginou igual, em beleza. Fotos históricas e importantes de serem publicadas e registradas como parte importante da história de nosso querido RN.

 

Não fosse o protagonismo de Anna Maria Cascudo, Procuradora do RN, tais fotos e informações, fatalmente, ficariam perdidas de NOSSA História.

 

Por isso, louvo ao Tribunal de Justiça do RN, Estadual e/ou Federal pelas colaborações. Pois, além de registrar a história de um importante desembargador do RN (Dr. Teotônio Freire), Anna Maria ajuda também na preservação da História do seu Estado (RN) e do Tribunal de Justiça.

 

Saber de toda a genealogia de seu avô materno, é uma glória para a família, para o Tribunal e para o RN como um todo. Meus parabéns!

 

Enxergando longe, o Tribunal também deveria incentivá-la, ajudá-la e estimular a Procuradora Anna Maria a fazer a genealogia de seu pai, Câmara Cascudo: advogado e professor de Direito na UFRN.

 

Ou seja, a família toda, juntando Camila Cascudo, como jurista mais recente da geração da célebre família Cascudo, merecem o apoio cultural e incondicional, dos Tribunais de Justiça do RN, em nível estadual e federal. Merecem que a história de toda uma família devotada ao poder jurídico e ao ensino do Direito, nos níveis estadual/federal seja preservada e tornada pública como um exemplo para os juristas mais jovens.

 

Como autor premiado, amigo da família, ajudado pela família (em todas as minhas pesquisas), só desejo mais sucesso e mais amor e saúde para todos os MEUS “cascudinhos”, e para o protagonismo do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

 

André Valério Sales, Sociólogo, Editor e Escritor natalense