UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES DO RIO GRANDE DO NORTE – UBERN

RESOLUÇÃO N° 01/2010

Institui o jornal “O GALO”, como veículo informativo e cultural da Instituição dos Escritores do Rio Grande do Norte.

A Diretoria Executiva da UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES DO RIO GRANDE DO NORTE – UBE/RN, no uso das atribuições que lhe confere o parágrafo único do art. 36 do Estatuto, considerando a autorização de transferência de domínio do jornal “O GALO” pela Fundação José Augusto do Estado do Rio Grande do Norte e, em conseqüência, a necessidade de normatizar as atividades informativas e culturais da Instituição, em particular a publicação dos seus atos oficiais e de suas    produções literárias,

R E S O L V E:

Art. 1°. Fica instituído o Jornal “O GALO”, como veículo da Instituição, com circulação bimensal, para a divulgação dos atos oficiais, notícias, projetos, programas da UBE/RN e trabalhos culturais dos seus associados.

Art. 2°. O Jornal “O GALO” será dirigido por um Conselho Editorial composto de 05 (cinco) Membros,  escolhidos pela Diretoria Executiva, dentre os sócios da UBE/RN, para um mandato igual ao dos seus dirigentes, composto de um  Editor e quatro Subeditores, sendo um deles designado para exercer as atribuições de Secretário Administrativo.

Parágrafo único. O Conselho Editorial providenciará todos os registros exigidos por lei, para a garantia dos seus objetivos e resguardo da exclusividade do nome do Jornal.

Art. 3°. Todas as matérias destinadas à publicação serão encaminhadas para o Conselho Editorial do Jornal, devidamente identificadas quanto à autoria, para efeito da responsabilidade pelas expressões nelas contidas.

Parágrafo único. O material referido no caput será analisado pelo Conselho Editorial para avaliar da conveniência e oportunidade da publicação, mediante parecer escrito fundamentado.

Art. 4°. Todas as edições do Jornal “O GALO” receberão numeração em ordem crescente, em algarismos arábicos, mencionando-se, em algarismos romanos a contagem dos anos em que circular.

Parágrafo único. Fica autorizada ao Conselho Editorial regulamentar a elaboração do projeto de cada edição a ser publicada, quanto à disposição das matérias, informações e divulgação de atos oficiais, das exigências técnicas para os textos, mantendo-se permanentemente a indicação do “Expediente”, com os nomes dos integrantes do Conselho Editorial, endereço, meios de contatos e outros registros legais obrigatórios.

Art. 5°. Poderá o Conselho Editorial, visando o custo da edição, admitir propaganda de organizações pessoas jurídicas ou de pessoas físicas, excluídas as que tenham caráter político-partidário.

Art. 6°. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Natal/RN,  12     de agosto de 2010

Presidente: Eduardo Antonio Gosson

1º Vice-Presidente: Jurandyr Navarro da Costa

2ª Vice-Presidente: Anna Maria Cascudo Barreto

Secretário-Geral: Manoel Marques da Silva Filho,

1º Secretário: Paulo Jorge Dumaresq Madureira

2º Secretário: Francisco Alves da Costa Sobrinho

1º Tesoureiro: Jania Maria Souza da Silva

2º Tesoureiro: Aluizio Matias dos Santos

Diretor de Divulgação: Nelson Patriota

Diretor de Representações Regionais: Cid Augusto da Escóssia Rosado

Diretor Jurídico: Carlos Roberto de Miranda Gomes