O Deputado Estadual Fernando Mineiro nasceu no dia 6/12/1956, na cidade de Curvelo, em Minas Gerais. É formado em Biologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor da Rede Estadual de Educação.

O deputado tem uma longa trajetória política e já cumpriu quatro mandatos como vereador na Câmara Municipal de Natal. Além disso, participou dos movimentos estudantil, popular e sindical na cidade e foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores – PT e da Central Única dos Trabalhadores – CUT no Estado.

Atualmente, está no exercício de seu segundo mandato e é líder do PT na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e, em maio de 2010, foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça da ALRN.

Seus principais eixos de atuação são as áreas de educação, saúde, finanças públicas, política urbana, meio ambiente, economia solidária, agricultura familiar, cultura, juventude, além acompanhar e participar da luta por direitos das mulheres, negros, indígenas e homossexuais.