potiguar, escritora, poeta, artista plástica, ativista cultural. Empregada Caixa. Economista. Contadora.

Sócia fundadora da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN – SPVA/RN. Primeira Tesoureira da atual Diretoria da UEB/RN.

Participa de entidades culturais nacionais, delegada regional da APPERJ; representante do Movimento Latinoamericano ABRACE; Clube dos Escritores de Piracicaba/SP; Movimento Poetas del Mundo e VIRARTE/RS. Organizou 06 volumes da Antologia Literária SPVA/RN. Participação em diversas coletâneas nacionais, dentre elas Komedi, D’Selchi; Perfil e Caderno Oficina da APPERJ; Novos Poetas Natalenses da Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira – FUNCARTE; Fazendo Arte, volume I e II do Sindicato dos Bancários do RN em 1998/ 99 e 2008; ABRACE – Letras de Babel, volume 4. Em 2007, lançou “Rua Descalça – poesia”. Em 2009, lança livro infantil, prosa, “Magnólia, a besourinha perfumada” e o livro de poesia – “Fórum Íntimo” em parceria com Editora Alcance/RS.

Realizou várias coletivas de artes visuais e duas individuais. Sua obra, óleo s/ tela, “Paisagem Ribeirinha” compõe o acervo da Pinacoteca do Estado do RN. Membro titular da Comissão Normativa da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão para os biênios 2002/03 e 2004/05 e suplente para 2009/10.

Membro titular do Conselho Municipal de Cultura do Município de Natal em 2004. Voluntária desde 1994 no Projeto Assistencial Fraldinha pela ONG Moradia e Cidadania. Páginas na net: www.spvarn.org; http://www.janiasouzaspvarncultural.blogspot.com/

Contato: janiasouza@uol.com.br