Nasceu em 11  de outubro 1937 na propriedade  de nome”Mangiricão”  no município de  São Paulo do  Potengí  /RN, filho de Joaquim Pereira dos Santos  e Dionísia Pereira dos Santos. Começou aprender as primeiras letras em uma escola da cidade de Macaíba  e terminou  seu curso primário  no Grupo Escolar Capitão José  da Penha em Baixa-Verde.

O curso Agroténico, dividido em  inicial de dois anos; mestria de dois anos; e Técnico de três anos, compreendia sete anos, no Colégio de Jundiaí. ( 1954-1961).

Concluiu o curso superior de Economia na universidade federal do Rio Grande do Norte, em 1971.

Foi professor do Colégio Agrícola de Ceará-Mirim, ensinando Zootecnia e práticas de Bromatolia.( 1967- 1969).

Foi professor de português na Escola Comercial em Macaíba ( 1958-1960), quando era aluno do Colégio de Jundiaí. Hoje, professor aposentado da UFRN. Lotado no Colégio de Jundiaí, hoje Escola de Terceiro Grau, com Zootecnia, Agronomia e Veterinária.

Exerceu a profissão de Economista como Técnico e Diretor  da Sertel, empresa  de prestação de serviços às outras empresas .( 1975-1978). Diretor fundador do Centro de Formação Profissional e Treinamento em Confecções   Clovis  Motta e, posteriormente, Diretor também do Centro de Formação profissional Dix-sept Rosado Maia, durante 8 anos; e  Assessor  Técnico do PIPMO pertencente ao MEC e depois no  Ministério do Trabalho.

Articulista da Revista/RN Econômico, nos anos de 1979, 1981 e 1982, escrevendo sobre assuntos econômicos nacionais.  Foi, por algum tempo, Diretor do jornal A Verdade, pertencente à Fundação Padre João Maria, onde também  tinha uma coluna : Enfoque Sócio –Econômico. Também foi vice-presidente da Fundação Padre João Maria.

Seus livros são: Baixa-Verde  Retalhos de sua história;Um homem admirável, João Severiano da Câmara, industrial, ex-Senador. Esses dois livros, dedicado à cidade de Baixa-Verde e o outro ao seu primeiro prefeito; Elementos básicos da Economia Rural; Evolução Econômica  do Rio Grande do  Norte- Século XVI ao XX1;  Memória do Senai/RN; Páginas do Tempo; e Pingos de mensagem;  O Rio Grande do Norte na História do Desenvolvimento Brasileiro;  Breve História do Brasil;

 Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do RN - IHGRN e Membro de sua Diretoria;  Membro  da União Brasileira de Escritores do RN - UBE/RN,fazendo parte do Conselho Consultivo ;  Professor aposentado da Universidade Federal do RN - UFRN;  Articulista do Jornal de Hoje.