A Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seec) disponibilizou para consulta pública o Plano Estadual do Livro e da Leitura do RN. O documento foi elaborado por uma comissão de especialistas pedagógicos da UFRN, da Uern e do Instituto Kennedy, com base nos planos nacionais do Livro, da Educação e da Cultura. O documento está disponível na página eletrônica da secretaria (educacao.rn.gov.br) e fica disponível para consulta até 11 de maio.

A intenção é receber sugestões de pessoas interessadas em contribuir de alguma forma com a formatção final do plano, sejam leitores, alunos, bibliotecários, professores e escritores. No texto-base do Plano, estão delineadas as políticas gerais para o estímulo da leitura em sala de aula, onde cada professor assume o papel de formar leitores através de atividades, seja no livro didático, seja no espaço da biblioteca, seja em outros meios discursivos.

Entre as metas está a integração de ações de leitura nas diferentes modalidades de ensino, a ampliação do acesso à informação, à leitura e às tecnologias e mídias, com acervos atualizados e a garantia de que as escolas sejam espaços para formação de leitores culturais e científicos competentes.

 Depois de pronto, o Plano Estadual do Livro e da Leitura também servirá como instrumento para nortear a implantação do Plano Nacional do Livro no Rio Grande do Norte, além de unificar as ações de outros projetos de leitura já implantados pela SEEC, como  o   Proler, Agentes de Leitura, Olímpiada de Língua Portuguesa, Programa Biblioteca na Escola, Projeto Trilhas, entre outros.