Genebra (AE) - A língua portuguesa já é o quinto idioma mais “falado” na internet. Dados divulgados pela União Internacional de Telecomunicações apontam que o português já superou o árabe, francês e o alemão entre as línguas com o maior número de usuários navegando pela web. Para a entidade, a expansão da web no Brasil nos últimos dez anos explica em grande parte essa posição de destaque da língua. Seriam pelo menos 83 milhões de usuários da web no mundo usando o português na rede. Na avaliação dos especialistas, em poucos anos o português poderá superar o japonês - hoje com 99 milhões de usuários na rede - e ocupar a quarta colocação.

Isso porque a expansão da rede no Brasil, em Angola e em Moçambique ainda teria um amplo caminho a percorrer até atingir os mesmos níveis de penetração dos países ricos, enquanto no Japão a realidade é de uma “maturidade” da tecnologia.

Prova disso é que já há mais lusófonos na web que os 75 milhões de alemães e 60 milhões de usuários que usam o francês. O árabe, apesar de espalhada por diversas regiões do mundo, tem hoje uma população de internautas inferior ao português, com 65 milhões.

A língua preponderante da internet continua sendo o inglês, com uma população de usuários de 565 milhões. Mas, se esse domínio era total há dez anos, hoje ele já enfrenta a ameaça da China. O número de internautas que usam prioritariamente o chinês na web já chega a 510 milhões de pessoas. A terceira colocação é do espanhol, com 165 milhões de usuários. Para especialistas, parte da influência de uma língua será medida em alguns anos no mundo justamente pelo seu uso na web.

(IN TRIBUNA DO NORTE, 16.05.2013)